A obstrução nasal ou “nariz entupido” é uma das queixas mais comuns no consultório de otorrinolaringologia. Ela pode afetar o paciente de diversas formas, seja como uma obstrução eventual, ou persistente, podendo ser também ser de um ou ambos os lados do nariz. 

Por que é importante respirar pelo nariz?

Independente da forma de obstrução nasal existe sempre um desconforto respiratório, pois nosso organismo está programado para respirar pelo nariz. Isso ocorre porque o nariz é um “economizador” de energia para o corpo. Pela sua complexa anatomia interna, ele faz com que o esforço muscular do tórax e do diafragma (músculo da respiração) seja muito menor. Para sentir a diferença, basta ficar por alguns minutos respirando pela boca e ver como demanda mais esforço. O Nariz também tem as funções de umidificar, aquecer e filtrar o ar que respiramos. Na respiração bucal também se perde esses efeitos benéficos, o que também contribui para aumentar o desconforto relacionado à obstrução nasal.

Quais as principais causas de obstrução nasal?

Diversos fatores podem contribuir para que o nariz fique entupido. Doenças como rinite alérgica, desvio de septo, sinusite, pólipos e mesmo tumores podem levar a este quadro. Portanto, a avaliação com o otorrinolaringologista é fundamental para fazer um diagnóstico preciso da causa da obstrução.

Na consulta é sempre realizada uma história detalhada da obstrução nasal, associada a um exame físico minucioso, que pode contar com a ajuda da nasofibroscopia rígida ou flexível proporcionando grande detalhamento da anatomia do nariz. Caso julgue necessário, o especialista poderá solicitar alguns exames complementares, como a tomografia computadorizada, ressonância magnética ou mesmo exames de sangue.

Tratamento

É comum que os pacientes se automediquem , principalmente com as medicações tópicas (de pingar no nariz), durante os episódios de obstrução nasal. A maioria oferece um alívio rápido, porém cobram um preço caro com o desenvolvimento da dependência e necessidade de uso constante para conseguir respirar adequadamente pelo nariz, quadro conhecido como rinite medicamentosa. 

O tratamento da obstrução nasal sempre vai ser direcionado para a causa, por isso a etapa de avaliação e o diagnóstico correto são tão importantes. Existem diversas modalidades de tratamento, sendo a medicamentosa e a cirúrgica as principais, podendo também ser necessário o uso de ambas. Com as terapias atuais, temos uma altíssima taxa de sucesso no tratamento da obstrução nasal.

Todas as informações fornecidas neste website têm caráter meramente informativo, com o objetivo de complementar, e não substituir, as orientações do seu(sua) médico(a) especialista.

Dr. Guardiano Henrique Martins Teixeira – Otorrinolaringologista – CRM 203.960

Dr Guardiano Henrique Martins Teixeira

Sobre Dr Guardiano Henrique Martins Teixeira

Médico Otorrinolaringologista CRM 203.960 RQE 86953

Deixe seu comentário

Leave a Reply