Nódulo cervical é um “caroço” no pescoço que pode apresentar-se como manifestação de diversos tipos de doenças, que podem ser: as neoplasias (tumores) , os processos inflamatórios e as afecções congênitas.

Como é feito o diagnóstico

O primeiro passo para que seja feito o diagnóstico correto de um nódulo cervical consiste em uma boa história clínica e um exame físico completo. Devem ser questionados o tempo de evolução da doença, sintomas associados, hábitos, história de trauma, irradiação ou cirurgia e exposição a fatores ambientais.

Certamente, um fator determinante para o diagnóstico é a faixa etária do paciente: pediátrica, adulto jovem e idosos, uma vez que a incidência de cada patologia difere dependendo da faixa etária estudada. Os pacientes pediátricos geralmente apresentam com maior frequência doenças inflamatórias e doenças congênitas , sendo pouco frequente as causas neoplásicas. Verifica-se também um incidência semelhante nos adultos jovens. Em contraste, na terceira idade a primeira hipótese deve ser sempre de neoplasia seguido de doenças inflamatórias e por último, doenças congênitas.

No exame físico, a localização da massa cervical deve ser considerada no diagnóstico diferencial. Doenças congênitas e traumáticas pouco diferem na sua localização. Em se tratando de neoplasias a localização não é apenas diagnóstica, mas também apresenta fator prognóstico em neoplasias malignas. 

Quais os sinais de alarme? Quando devo me preocupar?

Os sinais a seguir são particularmente preocupantes em pacientes com nódulo no pescoço:

  • nódulo fixo e endurecido
  • pacientes idosos
  • presença de lesão associada na boca
  • história de rouquidão ou dificuldade de deglutição há mais de um mês. 

Exames complementares (laboratoriais e de imagem) são de importância na elucidação diagnóstica e vão ser decisivos para definição terapêutica. 

Caso você perceba a formação de um caroço no pescoço, é de extrema importância procurar um médico especialista qualificado para avaliação. Deve ser feita a investigação completa do seu quadro clínico e nódulo cervical, buscando a definição diagnóstica e o melhor tratamento a ser adotado.

Todas as informações fornecidas neste website têm caráter meramente informativo, com o objetivo de complementar, e não substituir, as orientações do seu(sua) médico(a) especialista.

Dra Bruna Coelho Ellery – Otorrinolaringologista- CRM SP 171.304

Dra Bruna Coelho Ellery

Sobre Dra Bruna Coelho Ellery

Médica Otorrinolaringologista CRM-SP 171.304 RQE 90.404

Deixe seu comentário

Leave a Reply