Cáseo amigdaliano, também chamado de caseum, tonsilíto ou popularmente, bolinha na garganta, se forma em pequenas cavidades existentes nas amígdalas, denominadas  criptas amigdalianas. São facilmente identificados quando o indivíduo olha dentro da boca com ajuda de um espelho e vê uma substância pastosa esbranquiçada ou amarelada nas amígdalas.

Como se formam os cáseos amigdalianos?

O cáseo amigdaliano é uma massa viscosa e seu nome deriva do latim caseum, que significa queijo, assemelhando-se assim a uma pequena “bolinha de queijo” com um odor forte e desagradável. Embora não seja totalmente elucidado, sabemos que os cáseos se formam nas criptas amigdalianas que são pequenos orifícios presentes na superfície das amígdalas. Nesses orifícios, pode ocorrer acúmulo de células descamadas da boca, proteínas da saliva e restos alimentares que formarão o cáseo amigdaliano.

Por que o cáseo amigdaliano causa halitose?

A presença de halitose é frequente em indíviduos com cáseo amigdaliano, uma vez que as proteínas da saliva e conteúdo alimentares presentes nas criptas amigdalianas são digeridas por bactérias presentes na boca. Esse processo leva a produção de gases com odor desagradável. Muitas vezes, é possível sentir o odor forte e desagradável quando o indivíduo espirra, tosse, engole saliva ou quando comprime a região, provocando o desprendimento do cáseo. Porém, vale destacar que diversas condições acarretam o mau hálito e vale a pena buscar uma avaliação médica para checar a causa do sintoma.

Cáseo amigdaliano é amigdalite?

Uma dúvida frequente é se a massa esbranquiçada ou amarelada do cáseo nas amígdalas é pús. De fato, o cáseo nas amígdalas não é placa de pús, não necessitando de tratamento com antibióticos. Embora os cáseos amigdalianos na maioria das vezes não ofereçam riscos à saúde, a sua presença nas amigdalas pode estar associado também a uma inflamação local crônica, também conhecida como amigalite crônica caseosa ou amigdalite críptica. Os principais sintomas associados são sensação de desconforto e  irritação na garganta, além de halitose.

Quais os principais sintomas?

  • Halitose
  • Sensação de corpo estranho na garganta
  • Tosse
  • Inchaço nas amigdalas
  • Presença de massas branco-amareladas nas amígdalas.

Tratamento

Na maioria das vezes, os cáseos amigdalianos não necessitam de tratamento específico, apenas quando há grande desconforto ou mau hálito associado. Geralmente o tratamento é clínico através da higiene local e uso de gargarejos com soluções salinas e anti-sépticas . Em alguns casos a remoção mecânica com cureta ou com cotonetes poderá ser realizada, mas com cautela já que pode levar a ferimentos locais ou até mesmo sangramento. Em casos refratários, a criptólise amigdaliana com laser ou a cirurgia de remoção amígdalas poderão ser realizadas.

Todas as informações fornecidas neste website têm caráter meramente informativo, com o objetivo de complementar, e não substituir, as orientações do seu(sua) médico(a) especialista.

Dr Eduardo Garcia – Otorrinolaringologista – CRM 127.022

Dr Eduardo Garcia

Sobre Dr Eduardo Garcia

Médico Otorrinolaringologista CRM 127.022 RQE 33799

Deixe seu comentário

Leave a Reply