dor-de-ouvidoOtite é definida como a inflamação ou infecção da orelha. De acordo com sua localização pode ser classificada em:

Otite externa: o processo infecçioso acomete o conduto auditivo externo como resultado de manipulação do ouvido pelo paciente (cotonetes, por exemplo), banhos de piscina ou mar, hábito de coçar o ouvido, entre outros.

Otite média: acomete a região da orelha média, incluindo a membrana timpânica. A otite média pode ser aguda ou crônica. A otite média aguda (OMA) geralmente ocorre após um resfriado mal curado, levando ao acúmulo de catarro (secreções) dentro da orelha média, acompanhado de dor intensa e diminuição da audição (hipoacusia). A otite média crônica (OMC) pode ser simples (apenas perfuração do tímpano), supurativa (sai secreção pelo ouvido de forma intermitente) ou colesteatomatosa (quando se forma um “tumor benigno de pele” dentro do ouvido).

Sintomas

Otalgia (dor de ouvido), Otorréia (secreção/supuração), Hipoacusia (diminuição da audição), Prurido (coceira), Tontura, Zumbidos.

Depende da região do ouvido acometida. Na otite externa o tratamento geralmente é feito com uso de antibióticos tópicos (gotas otológicas). Na otite média aguda são usados antibióticos e/ou anti-inflamatórios por via oral.  O tratamento pode ser cirúrgico nos casos de otite média crônica, onde há perfuração do tímpano e secreção no ouvido. Tipos de cirurgia: timpanoplastia, mastoidectomia, colocação de tubo de ventilação (dreno).