Imitanciometria ou impedanciometria

Impedanciometria e Imitanciometria são sinônimos para o teste que verifica as condições da membrana timpânica (tímpano), orelha média (ossículos: martelo, estribo e bigorna) e a tuba auditiva (canal que liga a nasofaringe à orelha média).

Os principais objetivos da impedanciometria são:

1. Avaliar as possíveis alterações no tímpano, orelha média e/ou tuba auditiva  pois são alterações difíceis de diagnosticar visualmente;
  2. Avaliar a intensidade mínima necessária para desencadear os reflexos estapedianos (mecanismo de proteção da orelha contra sons de forte intensidade).

O impedanciometria é realizada geralmente junto com a Audiometria .O resultado da impedanciometria costuma alterar quando há presença de secreção na orelha média, rigidez ou flacidez da membrana timpânica, alterações nos ossículos ou na tuba auditiva, entre outros problemas.

A imitanciometria é frequentemente solicitada nas seguintes situações:

• Suspeita de doenças da orelha média;
  • Presença de otalgia (dor de ouvido);
  • Sensação de oclusão (ouvido tampado ou cheio);
  • Perda auditiva, tinnitus (zumbido), tonturas ou vertigens;
  • Processo pré e pós-cirúrgico em casos de cirurgias do ouvido;
  • Casos de paralisia facial, entre outras.

Apesar de sua importância na avaliação audiológica e ser um teste rápido e também indolor, cabe ao médico otorrinolaringologista avaliar a necessidade deste exame para realizar o diagnóstico de maneira adequada.

Fique atento aos sinais e sintomas que podem indicar problemas auditivos e procure o médico otorrinolaringologista para uma avaliação audiológica.

Kézia Neves Pereira – Fonoaudióloga – CRFa 2-19115

Para agendar um exame de Impedanciometria entre em contato pelos tels: