O que é a Sinusite Crônica?

rinossinusite crônica é uma inflamação persistente dos seios paranasais, que são cavidades que possuímos na face. Essa inflamação crônica ocorre por um conjunto de fatores que podem ser ambientais, como o uso de tabaco e exposição à poluição; associado a uma predisposição própria do paciente, bem como a presença de bactérias.

Há diversos subtipos de rinossinusite crônica, cada um se apresentando com sintomas e necessidades diferentes de tratamento.

Também se caracteriza pelo grande impacto na qualidade de vida do paciente, segundo alguns estudos comparável ao de uma doença pulmonar grave.

Como sei se tenho sinusite?

Pelos critérios internacionais vigentes, o paciente para ser diagnosticado com sinusite crônica necessita preencher, por mais de 12 semanas, os seguintes critérios:

– Obstrução nasal

E/OU

– Secreção nasal (principalmente purulenta – amarelada ou esverdeada)

Associada a um ou mais dos sintomas abaixo:

Perda ou redução do olfato

– Secreção nasal (principalmente purulenta – amarelada ou esverdeada)

Evidentemente, há muitos outros sintomas associados, por isso a avaliação do médico especialista é fundamental. Exames como a nasofibrolaringoscopia e a tomografia computadorizada de seios face são ferramentas úteis no diagnóstico.

O tratamento é sempre cirúrgico?

Nem sempre!

Como dito anteriormente, as modalidades de tratamento variam conforme o subtipo de sinusite. 

Alguns tem tratamento exclusivamente cirúrgico, como na sinusite fúngica; outros precisam apenas de medicação e alguns casos se beneficiam do tratamento medicamentoso associado à cirurgia, como na sinusite crônica com polipose. 

Como é a cirurgia e o pós-operatório?

A cirurgia é realizada sempre em ambiente hospitalar, sob anestesia geral. Há diversas técnicas diferentes que podem ser empregadas e o nível de complexidade cirúrgica também varia, a depender da gravidade do caso, tipo de sinusite e resposta aos tratamentos prévios. Por isso, a cirurgia pode ter duração diferente para cada paciente.

De maneira geral, o objetivo é sempre remover o tecido doente, como os pólipos nasais, remover a secreção acumulada e deixar os seios da face com uma abertura ampla para que haja uma ventilação adequada.

A alta hospitalar ocorre no mesmo dia ou no dia seguinte e, ao longo do pós-operatório, o paciente terá que realizar lavagens nasais frequentes em casa.

Não é um pós-operatório doloroso, a maioria dos pacientes nem utilizam medicações para dor, mas isso varia de acordo com a sensibilidade de cada pessoa. O maior incômodo é pela obstrução nasal, ocasionada pelo edema dos tecidos operados, que geralmente se resolve em 7-10 dias. Há a necessidade de repouso domiciliar por 7-10 dias, restrição de atividades físicas por 14 a 30 dias.

A cirurgia cura a sinusite crônica?

Depende, em alguns casos sim. Porém é frequente que a cirurgia seja uma etapa necessária para o controle da doença. Nos pacientes que realizam uma cirurgia bem feita associada ao seguimento com um bom especialista, vemos uma melhora substancial dos sintomas, permitindo que a pessoa tenha muito mais qualidade de vida. 

Todas as informações fornecidas neste website têm caráter meramente informativo, com o objetivo de complementar, e não substituir, as orientações do seu(sua) médico(a) especialista.

Dr. Guardiano Henrique Martins Teixeira – Otorrinolaringologista – CRM 203.960

Dr Guardiano Henrique Martins Teixeira

Sobre Dr Guardiano Henrique Martins Teixeira

Médico Otorrinolaringologista CRM 203.960 RQE 86953

Deixe seu comentário

Leave a Reply