Nariz

Desvio de septo

Por 15 de novembro de 2018dezembro 12th, 2021

Você sabe o que é desvio de septo?

Septo nasal é uma parede constituída por osso, cartilagem e mucosas que separa uma narina da outra. O esperado seria que essa separação resultasse em duas fossas nasais idênticas, o que raramente acontece. O desvio de septo pode ser um distúrbio congênito ou manifestar-se na infância, durante o desenvolvimento dos ossos da face. Ou, então, resultar de processos inflamatórios, infecciosos crônicos ou cirurgia. Pode, ainda, ser provocado por traumatismos. A pessoa fere o nariz numa queda, num acidente automobilístico ou ao praticar esportes, por exemplo. O principal sintoma do desvio de septo nasal é a dificuldade de respirar pelo nariz. Além disso, outros sintomas do desvio de septo são:
• Dor de cabeça ou no rosto;
• Sangramento pelo nariz;
• Apneia de sono;
• Nariz entupido;
• Ronco;
• Cansaço excessivo.
Nem sempre os desvios de septo precisam ser corrigidos cirurgicamente. A cirurgia (septoplastia) é indicada, quando a distorção dificulta a passagem do ar pelas vias aéreas. Nos casos em que ela se faça necessária, é importante verificar se, além do desvio, existem outros fatores responsáveis pela obstrução nasal.

Dr Eduardo Garcia

Sobre Dr Eduardo Garcia