O pigarro é a irritação na garganta, muitas vezes acompanhada de muco, que a deixa seca e causa grande incômodo. Além de desagradável e às vezes doloroso, ficar com pigarro na garganta pode dificultar a passagem do ar, ou seja, a respiração, e prejudicar as cordas vocais, causando rouquidão ou mesmo perda temporária da voz.
É comum que as pessoas tenham pigarro na garganta durante o outono e inverno, devido à baixa umidade do ar e às infecções típicas dessa época do ano, como gripes e resfriados, que geram maior concentração de células da defesa na via respiratória. Quadros de rinite ou sinusite também podem desencadeá-lo.
Em outros casos, porém, o pigarro na garganta pode significar algo mais sério, pois este é um dos primeiros sintomas de refluxo gastro-esofágico ou faringo-laríngeo (quando reflui-se o suco gástrico para o esôfago ou para a laringe), distúrbios digestivos e até mesmo doenças respiratórias. O pigarro também está associado ao tabagismo, que causa danos irreversíveis à garganta e aos demais órgãos (pulmões, pele e coração, principalmente).
Uma anamnese completa, assim como exames como a nasofibrolaringoscopia são fundamentais no diagnóstico e abordagem correta do pigarro na garganta.

 

Todas as informações fornecidas neste website têm caráter meramente informativo, com o objetivo de complementar, e não substituir, as orientações do seu(sua) médico(a).
Dr. Eduardo Garcia
CRM-SP 127.022

Eduardo Garcia

Sobre Eduardo Garcia

Dr. Eduardo Garcia tem ampla experiência na realização de consultas, exames e cirúrgias na área de otorrinolaringologia com atuação há mais de dez anos. Formação Acadêmica – Graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina do ABC,SP ,2006. – Residência Médica em Otorrinolaringologia pelo Hospital CEMA Especializado, SP. 2008-2011. – Título de Especialização em Otorrinolaringologia pela ABORL e AMB. 2011. – Pós Graduação em Cirurgia Plástica da Face pelo IBPG, SP. 2011-2012. – Médico Assistente e Preceptor do departamento de Otorrinolaringologia do Hospital CEMA Especializado, SP. – Membro da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial (ABORL-CCF). – Membro da Fundação de Otorrinolaringologia (FORL). – Atuação em Otorrinolaringologia clínica e cirúrgica. Adulto e pediátrica. – Atendimento médico humanizado e individualizado, prezando sempre pela ética profissional. – Atuação nos Hospitais : Hospital Samaritano , Hospital Nove de Julho , Hospital Paulista ,Hospital Santa Catarina, Hospital CEMA.

Deixe seu comentário

Leave a Reply