Dr. Eduardo Garcia

CRM-SP 127.022
Otorrinolaringologia clinica e cirúrgica

Pigarro na garganta

Postado por | setembro 19, 2013 | Garganta |

O pigarro é a irritação na garganta, muitas vezes acompanhada de muco, que a deixa seca e causa grande incômodo. Além de desagradável e às vezes doloroso, ficar com pigarro na garganta pode dificultar a passagem do ar, ou seja, a respiração, e prejudicar as cordas vocais, causando rouquidão ou mesmo perda temporária da voz.
É comum que as pessoas tenham pigarro na garganta durante o outono e inverno, devido à baixa umidade do ar e às infecções típicas dessa época do ano, como gripes e resfriados, que geram maior concentração de células da defesa na via respiratória. Quadros de rinite ou sinusite também podem desencadeá-lo.
Em outros casos, porém, o pigarro na garganta pode significar algo mais sério, pois este é um dos primeiros sintomas de refluxo gastro-esofágico ou faringo-laríngeo (quando reflui-se o suco gástrico para o esôfago ou para a laringe), distúrbios digestivos e até mesmo doenças respiratórias. O pigarro também está associado ao tabagismo, que causa danos irreversíveis à garganta e aos demais órgãos (pulmões, pele e coração, principalmente).
Uma anamnese completa, assim como exames como a nasofibrolaringoscopia são fundamentais no diagnóstico e abordagem correta do pigarro na garganta.

 

Todas as informações fornecidas neste website têm caráter meramente informativo, com o objetivo de complementar, e não substituir, as orientações do seu(sua) médico(a).
Dr. Eduardo Garcia
CRM-SP 127.022

Deixe seu comentário

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked.

You must be logged in to post a comment.

Agende uma consulta com o Dr. Eduardo Garcia Clique aqui