Definição

A timpanotomia para tubo de ventilação é o procedimento cirúrgico que consiste na colocação de um dreno (“tubinho”) na membrana do tímpano, tendo como objetivo proporcionar uma ventilação adequada no ouvido médio.

Timpanotomia para tubo de ventilação

Como é realizado o procedimento?

A Timpanotomia é realizada através do próprio canal do ouvido (conduto auditivo externo) com o paciente sob anestesia geral em centro cirúrgico. Com o auxílio de um microscópio, o cirurgião faz um pequeno orifício na membrana do tímpano e, então, “encaixa” o tubo de ventilação neste espaço. Mais recentemente, a técnica endoscópica tem sido empregada para a realização do procedimento.

Timpanotomia para tubo de ventilação – visão endoscópica

A Timpanotomia pode ser combinada com outros procedimentos como a cirurgia para remoção de amigdalas e adenóides (Adenoamigdalectomia). A cirurgia tem duração média de uma hora e o paciente tem alta no mesmo dia.

Tubos de ventilação

Os “tubinhos” de ventilação são minúsculos drenos confeccionados com material inerte (teflon ou silicone), geralmente em forma de carretel ou em “T”. Existem vários modelos de tubos de ventilação, de materiais e formatos diferentes. A diferença básica entre eles é o tempo que permanecerão no ouvido do paciente. Assim, podemos dividir os tubos de ventilação em dois tipos básicos : os de curta duração e os de longa duração.

Os tubos de ventilação de curta duração (tipo Sheppard por exemplo) são menores e costumam permanecer no tímpano de seis meses a um ano, sendo os mais utilizados na prática clínica. Após este período, ele é “expulso” pelo ouvido para a região do conduto auditivo externo, quando é retirado pelo médico (em geral, no próprio consultório).

Já os tubos de ventilação de longa permanência, por terem bordos maiores , podem permanecer presos na membrana timpânica por longos períodos. Podem também serem expulsos da membrana timpânica e cair por conta própria. Em certos casos, são permanentes e sua remoção deverá ser realizada por um médico otorrinolaringologista.

Tubos de ventilação: 1-Shepard ; 2-Donaldson ; 3-Paparella ; 4-Armstrong ; 5- tipo T.

Principais indicações de timpanotomia para tubo de ventilação

As principais situações em que está indicada a realização da Timpanotomia para colocação dos tubos de ventilação são:

  • Otite média aguda de repetição.
  • Otites médias serosa ou com efusão (“catarro”) que não melhora com o tratamento clínico.
  • Diminuição da audição ou perda auditiva do tipo condutiva pela presença de fluído na orelha média. (especialmente em crianças).
  • Infecções recorrentes do ouvido (otite média aguda de repetição).

Como é após o procedimento?

O pós operatório da timpanotomia costuma ser indolor. O cuidado mais importante no pós operatório é não deixar que água entre no ouvido enquanto o tubo permanecer na sua posição, evitando infecções (otites). Por isso, é importante o cuidado durante os banhos. Atividades aquáticas são contra-indicadas. Poderão ocorrer em alguns casos pontuais complicações pós cirúrgicas como infecção, cicatrizes no tímpano e expulsão precoce do tubo de ventilação.

Todas as informações fornecidas neste website têm caráter meramente informativo, com o objetivo de complementar, e não substituir, as orientações do seu médico especialista.


Dr. Eduardo Garcia – CRM-SP 127.022 – Otorrinolaringologista