ronco capaRonco e apnéia podem acometer crianças e adultos e são distúrbios do sono que tem várias causas, podendo ter origem em alterações do Sistema Nervoso Central, sendo então tratado pelo neurologista ou podem ter causa obstrutiva, sendo tratado pelo Otorrinolaringologista. Essa obstrução pode estar ao nível do nariz devido a desvio de septo, aumento de adenóide ou rinite, ou ao nível da garganta devido a aumento das amígdalas.
A Síndrome do Ronco e Apnéia  Obstrutiva do Sono (SAOS) é um distúrbio mais freqüente em homens e em pessoas obesas e geralmente tende a piorar com a idade. Situações como cansaço físico intenso e consumo de álcool ou medicamentos sedativos podem causar ou exacerbar um quadro de ronco.

Hoje, a Síndrome do Ronco e Apnéia  Obstrutiva do Sono é considerada um importante fator de risco para hipertensão, além de contribuir na instalação e progressão de arritmias, infarto e “derrame” cerebral.  O diagnóstico da SAOS é feito pelo médico Otorrinolaringologista baseado na história clínica, exames endoscópicos (nasofibrolaringoscopia) e na Polissonografia (estudo do sono).

Sintomas

Roncos noturnos, dor de cabeça matinal, sonolência excessiva diurna, irritabilidade, falta de concentração, sensação de sono não reparador.

O tratamento depende do grau de apnéia  e baseia-se em medidas comportamentais, uso de aparelhos intra-orais, uso do CPAP  ou tratamento cirúrgico. A Uvulopalatofaringoplastia  modificada (UPFP) é a cirúrgia  mais empregada para tratamento da Síndrome do Ronco e Apnéia  Obstrutiva do Sono e consiste basicamente na remoção das amígdalas e de um fragmento do palato mole, além de alguns pontos que abrem o espaço na faringe para prevenir a junção das estruturas que geram o ronco. Devemos considerar também no tratamento cirúrgico outras causas de obstrução como desvio septal, hipertrofia de cornetos nasais e aumento adenóide.