perda auditivaA perda auditiva (disacusia) pode atingir qualquer idade, desde recém-nascidos até idosos, neste último caso sendo um resultado natural e progressivo de envelhecimento do ouvido interno (cóclea).

Existem basicamente 3 tipos de perda auditiva:

Perda auditiva condutiva – pode ter como causa rolhas de cerume, otite externa e média, alem de problemas da membrana timpânica e da cadeia ossicular da orelha média (Otosclerose p.ex)

Perda auditiva neurossensorial – ocasionada por algum dano ao nervo auditivo ou nas células sensoriais da cóclea (presbiacusia, perda auditiva por exposição ruído, infecções entre outras).

Perda auditiva mista – associação de ambas.

Sintomas

Dificuldade em ouvir, escutar e entender sons e palavras , déficit de aprendizado em crianças, isolamento social, zumbidos.

Tratamento

Pode ser medicamentoso em alguns casos específicos. Pode-se também recorrer ao uso de aparelhos auditivos de amplificação sonora individual (AASI).  Atualmente vem sendo cada vez mais empregado o tratamento cirúrgico com próteses implantáveis em perdas mais intensas como por exemplo o implante coclear.

Todas as informações fornecidas neste website têm caráter meramente informativo, com o objetivo de complementar, e não substituir, as orientações do seu(sua) médico(a).

Dr. Eduardo Garcia
CRM-SP 127.022