labirintite Labirintite é um termo genérico para denominar as desordens do ouvido interno (labirinto), caracterizadas por tonturas típicamente rotatórias (vertigem) e alterações da audição (zumbido e hipoacusia). Tais desordens podem surgir a partir de processos  inflamatórios  ou infecciosos que afetam os labirintos, que ficam dentro do sistema vestibular, órgão responsável pelo equilíbrio, postura e orientação. Algumas alterações metabólicas (semelhantes as que causam zumbido) também podem causar tontura/vertigem, tais como alteração do açúcar no sangue, colesterol, triglicérides, hormônios da tireóide entre outros.

Entre as principais desordens do labirinto podemos destacar:

– Vertigem Postural Paroxística benigna (VPPB) – Esse tipo de labirintite é causado pelo deslocamento de um cristal (ou vários) dentro do aparelho labiríntico, que fica se chocando contra suas paredes, irritando-o e causando a tontura.  Os episódios são desencadeados por mudanças na posição da cabeça (normalmente quando se deita ou se levanta) e duram menos de um minuto.

– Doença de Meniere – É uma espécie de hipertensão do aparelho labiríntico (hidropsia endolinfática) , isto é, um desbalanço entre a absorção e produção de um líquido chamado endolinfa, que preenche o aparelho labiríntico, fazendo a pressão dentro do labirinto aumentar por um excesso desse líquido.  É uma das causas mais comuns de labirintite crônica, isto é, aquele tipo de labirintite que acompanha a pessoa por muitos anos. O paciente normalmente apresenta crises recorrentes de tonturas, que vêm acompanhadas de sensação de pressão no ouvido e, por vezes, perda auditiva e zumbido. A perda auditiva pode ser flutuante (ir e voltar) ou permanente.

– Neuronite Vestibular – Caracteriza-se por uma crise aguda de vertigem, de início súbito, de forte intensidade, que impede a pessoa de deambular e causa náuseas e vômitos, com duração de vários dias. Pode suceder um quadro gripal, mas nem sempre é possível estabelecer a causa direta.

– Fístula Perilinfática – Causada por um defeito nas membranas que separam a orelha média da orelha interna. Em situações de aumento súbito de pressão da orelha média (durante uma viagem de avião, mergulho, exercício físico, espirros, tosse) essas membranas podem romper-se, gerando sintomas com vertigem, zumbido e hipoacusia que podem ser de curta duração ou durar vários dias.

– Cinetose – É uma condição caracterizada por mal estar, vertigem e enjôo, desencadeada apenas em determinadas situações como por exemplo andar de carro ou em um barco. Isso ocorre pelo conflito de informações que geram o equilíbrio, pois o corpo esta parado mas o ambiente esta em movimento.

Está baseado na causa da tontura e pode ser feito através de manobras de reabilitação labiríntica, medicamentos e até cirúrgico em casos específicos.  É sempre importante lembrar que nem toda tontura é sinônimo de labirintite.