septoplastia

Internamente o nariz é dividido pelo septo nasal em duas cavidades nasais. O septo nasal é composto por uma parte óssea, na região mais posterior, e por uma porção cartilaginosa, na região mais anterior.
Quando o paciente apresenta um desvio de septo, este desvio poderá causar uma obstrução nasal, levando a sintomas de disfunção respiratórias, que são agravadas no período noturno.

A maioria da população apresenta algum grau de desvio de septo e, portanto, não é porque você tem desvio de septo que deva ser operado. A avaliação do otorrinolaringologista é essencial para mostrar a relação do seu desvio de septo com sua sensação de obstrução nasal. A rinite pode ser uma doença associada e deve ser avaliada conjuntamente.

Sintomas

Obstrução nasal, respiração oral, roncos e apnéia.

Tratamento

O tratamento para os desvios de septo que causam obstrução nasal é cirúrgico. A cirurgia chama-se septoplastia e tem como objetivo desobstruir a respiração. A cirurgia não é um tratamento para a rinite, mas é comum haver melhora dos sintomas alérgicos, pois melhora ventilação e drenagem de secreções.
A septoplastia é realizada em centro cirúrgico por dentro do nariz e não interfere com a parte estética.

Todas as informações fornecidas neste website têm caráter meramente informativo, com o objetivo de complementar, e não substituir, as orientações do seu(sua) médico(a).

Dr. Eduardo Garcia
CRM-SP 127.022