Desvio de septo

O que é desvio de septo?

Septo nasal é a estrututa localizada na linha média do nariz revestida por mucosa que divide internamente o nariz em duas cavidades nasais. O septo nasal é composto por uma parte óssea, na região mais posterior, e por uma porção cartilaginosa, na região mais anterior. Esta estrutura desempenha um papel fundamental nas funções do nariz e seios paranasais. Muitas vezes, o septo nasal apresenta-se tortuoso podendo estreitar uma ou ambas narinas, configurando o que chamamos de desvio de septo nasal.

A maior parte da população que apresenta um desvio de septo é assintomática. Em certos casos, porém, o desvio pode provocar sintomas sendo a obstrução nasal o principal deles. Outros sintomas associados também são roncos , dificuldade na drenagem dos seios paranasais, favorecendo o surgimento de sinusites e sangramento nasal.

Quanto a localização no nariz, os desvios de septo anteriores (localizados na entrada do nariz) são os de sintomatologias obstrutivas mais importantes devido à sua íntima relação com a válvula nasal, além de serem mais comumente relacionados à queixa estética pelo desvio da ponta nasal e columela associados. Já nos desvios posteriores (localizados no fundo do nariz), geralmente a obstrução só ocorre em desvios mais intensos.

Quais são os sintomas associados ao desvio de septo ?

  • Obstrução nasal
  • Respiração pela boca
  • Roncos e apnéia do sono.
  • Sinusites de repetição.
  • Cefaléia rinogênica (dor de cabeça provocada pelo contato da área desviada com a mucosa da parede lateral do nariz).
  • Ressecamento nasal excessivo
  • Formação de crostas
  • Sangramento nasal

Como é feito o diagnóstico do desvio de septo ?

Na avaliação de um desvio de septo procuramos sempre correlacionar as principais queixas dos pacientes com os achados no exame físico e exames complementares. Devem ser observadas as características da obstrução nasal, que geralmente é mais acentuada no lado do desvio septal (convexo), mas também pode ser do lado oposto (côncavo), por uma hipertrofia compensatória de concha inferior. Devemos lembrar que a indicação da cirurgia para correção do desvio de septo nasal deve ser criteriosa, pois os desvios são achados comuns, mas nem sempre são a causa principal do sintoma do paciente, ou, ainda, o paciente pode adaptar-se a uma obstrução nasal e não se queixar ao médico.

Exames complementares, tais como a endoscopia nasal (videonasofibroscopia) e a tomografia de seios da face são essenciais não só para avaliar o grau e extensão do desvio de septo nasal, mas também avaliar a presença de patologias associadas como presença de pólipos, conchas médias bolhosas e sinusites crônicas.

Como é o tratamento do desvio de septo ?

Nos casos em que o desvio de septo causam sintomas persistentes ou incomodam o paciente o pode ser realizado um procedimento cirúrgico denominado septoplastia. A cirurgia para desvio de septo tem como objetivo a correção da área tortuosa do septo nasal responsável pela obstrução nasal . A cirurgia não é um tratamento para a rinite, mas é comum haver melhora dos sintomas alérgicos, pois melhora a ventilação e drenagem de secreções.
A septoplastia é realizada em centro cirúrgico por dentro do nariz sob videoendoscopia . Nos casos em que a aparencia do nariz incomoda o paciente, a septoplastia pode ser realizada associada a rinoplastia estética .Neste caso, o procedimento é denominado rinosseptoplastia. Saiba mais sobre a cirurgia de desvio de septo clicando aqui.

Todas as informações fornecidas neste website têm caráter meramente informativo, com o objetivo de complementar, e não substituir, as orientações do seu(sua) médico(a) especialista.

Dr. Eduardo Garcia – Otorrinolaringologista – CRM-SP 127.022