A cirurgia indicada para tratamento da sinusite crônica é conhecida como Cirurgia Endoscópica Funcional dos Seios da Face ( FESS – Funcional Esdoscopic Sinus Surgery). Trata-se de um procedimento cirúrgico  que é realizado através das narinas com o auxílio de um endoscópio rígido, acoplado a um sistema de vídeo. Permite a abordagem cirúrgica mais precisa das estruturas nasais e dos seios da face. Nao há cortes externos e a cirurgia é feita sob anestesia geral.

A FESS é utilizada principalmente para tratamento da sinusite crônica, com ou sem polipose nasal. Pode ser empregada ainda para tratar outras lesões nasossinusais como tumores, fístulas liquóricas e para controle de epistaxes (sangramento nasal) severas, entre outros.

No pós operatório imediato podem ocorrer pequenos sangramentos nasais que costumam ser passageiros. O paciente geralmente tem alta no mesmo dia. Normalmente não há dor. Em poucos casos, é necessário o uso de tampão nasal para controle de sangramentos maiores.

Após a alta hospitalar o paciente deve fazer repouso relativo, podendo retornar a suas atividades laborais em poucos dias. O retorno semanal à consulta com o otorrinolaringologista é fundamental para a higiene nasal e remoção de crostas nasais (sangue coagulado), prevenindo possíveis complicações.

Todas as informações fornecidas neste website têm caráter meramente informativo, com o objetivo de complementar, e não substituir, as orientações do seu(sua) médico(a).

Dr. Eduardo Garcia
CRM-SP 127.022