Otoplastia é a cirurgia plástica das orelhas, podendo ser estética  ou reparadora. Neste caso, é realizada para corrigir deformidades após traumas e infecções.  Entre as alterações estéticas das orelhas a mais comum é orelha de abano, quando ocorre  um aumento do ângulo entre a orelha e a cabeça, por aumento da concha auricular e  pobre curvatura na anti-hélice, levando a uma rotação anterior do pavilhão auricular, deixando as orelhas proeminentes e em desarmonia com a face.

A otoplastia tem como objetivo diminuir a projeção das orelhas e refazer a antihélice. A incisão costuma ficar na região posterior do pavilhão auricular e a cartilagem é remodelada com pontos, incisões ou raspagem. A anestesia pode ser geral ou local. A otoplastia tem duração média de 2 horas e o paciente pode ter alta no mesmo dia.

No pós operatório pode ocorrer dor e edema local que são controlados com medicações adequadas. Protege-se a orelha (principalmente em crianças), nos primeiros dias, com uma espécie de touca, a fim de evitar traumatismos locais. Em alguns casos, recomenda-se o uso das faixas tipo “ballet” ou “tênis” durante as primeiras semanas.

 

Todas as informações fornecidas neste website têm caráter meramente informativo, com o objetivo de complementar, e não substituir, as orientações do seu(sua) médico(a).

Dr. Eduardo Garcia
CRM-SP 127.022