Dr. Eduardo Garcia

CRM-SP 127.022
Otorrinolaringologia clinica e cirúrgica

Cáseo Amigdaliano

Postado por | novembro 24, 2013 | Garganta |

 

O cáseo amigdaliano, também chamado de caseum, tonsilíto ou popularmente, bolinha na garganta, se forma em pequenas cavidades existentes nas amígdalas, denominadas  criptas amigdalianas. O cáseo amigdaliano é uma massa viscosa e seu nome deriva do latim caseum, que significa queijo, assemelhando-se assim a uma pequena “bolinha de queijo” com um odor forte e desagradável. A composição do cáseo amigdaliano consiste em células descamadas da boca, proteínas da saliva e restos alimentares que servirão de alimento para microorganismos. Quando essas bactérias digerem as proteínas, são liberadas substâncias que têm mau cheiro.

A presença de cáseo nas amigdalas esta associado  a uma inflamação local crônica, também conhecida como amigalite crônica caseosa ou amigdalite críptica.   Os principais sintomas associados são sensação de desconforto e  irritação na garganta, além de halitose. Os cáseos amigdalianos podem ser expelidos durante a tosse , espirros ou fala. Podem ainda ser removidos mediante o uso de instrumentos como curetas, o que pode levar a ferimentos locais e sangramentos.

O tratamento pode ser clínico através do uso de antiinflamatórios, de gargarejos com soluções salinas e anti-sépticas, com resultados pouco satisfatórios, ou cirúrgicos, através da remoção das amigdalas (amigdalectomia).

 

Todas as informações fornecidas neste website têm caráter meramente informativo, com o objetivo de complementar, e não substituir, as orientações do seu(sua) médico(a).

Dr. Eduardo Garcia

CRM-SP 127.022

 

Deixe seu comentário

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked.

You must be logged in to post a comment.

Agende uma consulta com o Dr. Eduardo Garcia Clique aqui