Adenóide (“carne esponjosa”) é um tecido localizado na parte mais posterior (no fundo) das fossas nasais, numa cavidade chamada de rinofaringe. Consiste em uma massa de tecido linfóide, que, juntamente com as amígdalas palatinas, apresenta função imunológica local.

Entretanto, em algumas crianças a adenóide pode estar com o tamanho muito aumentado (hipertrofia) ou cronicamente infectada, perdendo a sua função imunológica , gerando problemas respiratórios (obstrução nasal, roncos, apnéia, sinusites de repetição) e auditivos (devido à proximidade com a tuba auditiva).

A obstrução nasal crônica nas crianças leva a um estado de respiração bucal, que por sua vez, pode ocasionar problemas ortodônticos ( mordida cruzada, desalinhamento da arcada dentária) e alterações do crescimento dos ossos da face, principalmente os maxilares.

Sintomas

Respiração oral, roncos,  apnéia, tosse irritativa, infecções de repetição (adenoidites, amigdalites, sinusites, otites), alterações craniofaciais devido a respiração pela boca (exemplo: protrusão dos dentes superiores e retração do queixo).

Tratamento

Cirurgia de remoção da adenóide (adenoidectomia), que é feita pela boca sob anestesiae em centro cirúrgico.

Todas as informações fornecidas neste website têm caráter meramente informativo, com o objetivo de complementar, e não substituir, as orientações do seu(sua) médico(a).

quando_operar_amigdalas_adenoide

Dr. Eduardo Garcia
CRM-SP 127.022