A Laringe é o órgão responsável pela fonação (voz), respiração e deglutição, localizada entre a porção posterior da língua e a traquéia. Logo, uma doença da laringe pode afetar a voz, a deglutição e a respiração.
QUAL A IMPORTÂNCIA DESSA DOENÇA?
O Câncer de Laringe é responsável por 25% dos tumores malignos que acometem a região da cabeça e pescoço de acordo com estatísticas do Instituto Nacional do Câncer (INCA). O risco estimado para a população brasileira é de 6,20 casos novos a cada 100 mil homens e de 1,06 casos novos a cada 100 mil mulheres.
QUAIS OS SINTOMAS DO CÂNCER DE LARINGE?
Os principais sinais e sintomas são: dor de garganta, dificuldade de deglutição, engasgos, rouquidão, pigarro, dificuldade de respirar e aparecimento de nódulo no pescoço. Os sintomas aparecem mais precocemente quando atingem as pregas vocais, sendo a rouquidão persistente e progressiva o principal sintoma da doença . Porém, quando atinge regiões acima e abaixo das pregas vocais (supraglote e subglote), o diagnóstico costuma ser retardado e a sobrevida prejudicada.
QUAIS OS FATORES DE RISCO PARA TER A DOENÇA?
Os fatores de risco para o câncer de laringe são tabagismo e etilismo, principalmente. Idade maior que 55 anos, sexo masculino e infecção por HPV também podem aumentar a chance de doença.
O diagnóstico do câncer de laringe se dá por meio do exame de laringoscopia com biópsia da lesão para detecção da histologia do tumor e realização de diagnósticos diferenciais.
É importante ressaltar que quanto mais cedo for feito o diagnóstico, maior a possibilidade de tratamento curativo e, portanto, menos agressivo. De acordo com a extensão e localização da doença, o tratamento pode ser realizado com cirurgia, radioterapia e/ou quimioterapia.
Todas as informações fornecidas neste website têm caráter meramente informativo, com o objetivo de complementar, e não substituir, as orientações do seu(sua) médico(a) especialista.
Dra. Bruna Coelho Ellery – Otorrinolaringologista – CRM SP 171.304
Deixe seu comentário