Uvulopalatofaringoplastia convencional

Definição

A Uvulopalatofaringoplastia é a cirurgia indicada para tratamento do Ronco e da Síndrome da Apnéia Obstrutiva do Sono (SAOS). Consiste na remoção cirúrgica das amigdalas palatinas, parte da úvula e palato mole redundante, criando-se mais espaço para o fluxo de ar que passa pela boca e uma retração  dos tecidos da orofaringe e palato mole.

O procedimento é feito sob anestesia geral com duração média de 2 horas. O paciente geralmente tem alta para casa no mesmo dia, devendo permanecer  em repouso relativo por 2 semanas. A dor no pós operatório pode ser intensa, e é controlada com analgésicos apropriados.

Quando a uvulopalatofaringoplastia é indicada?


O sucesso da uvulopalatofaringoplastia foi relacionado à alterações anatômicas na orofaringe como a presença de amigdalas grandes, pilares amigdalianos medianizados, palato redundante e úvula alongada. 

Assim, nem todos os pacientes são candidatos a uvulopalatofaringoplastia ,mesmo que apresentem SAOS grave. Para estes casos, outras opções de tratamento estão disponíveis como o uso do CPAP (aparelho que gera fluxo de ar através de uma máscara que mantém a via aéria desobstruída).

Todas as informações fornecidas neste website têm caráter meramente informativo, com o objetivo de complementar, e não substituir, as orientações do seu(sua) médico(a) especialista.

Dr Eduardo Garcia – Otorrinolaringologista – CRM 127022