Hipertrofia de adenoide (vista lateral ou perfil)

O que é?

A Adenóide ou tonsila faríngea é um tecido linfóide localizado na parte mais posterior das fossas nasais, numa cavidade chamada rinofaringe. Popularmente, também é denominada de carne esponjosa pelo seu aspecto lobulado semelhante a uma esponja.

Consiste em uma massa de tecido linfóide, que, juntamente com as amígdalas palatinas, apresenta função imunológica local.

Especialmente em algumas crianças após os dois anos de idade, a adenoide pode crescer em demasia e causar obstrução das vias aéreas superiores. Esse processo é denominado de hipertrofia ou hiperplasia adenoideana. De fato, o pico de crescimento do tecido linfoide adenoideano na infância ocorre até os 7-8 anos de idade. Após, a adenóide tende a involuir até a fase adulta.

Além da hipertrofia, a adenóide pode apresentar-se cronicamente infectada, perdendo a sua função imunológica , gerando problemas respiratórios (obstrução nasal, roncos, apnéia, sinusites de repetição) e auditivos (devido à proximidade com a tuba auditiva).

A obstrução nasal crônica nas crianças com hipertrofia de adenóide leva a um estado de respiração bucal, que por sua vez, pode ocasionar problemas ortodônticos ( mordida cruzada, desalinhamento da arcada dentária) e alterações do crescimento dos ossos da face, principalmente os maxilares.

Sintomas

  • Respiração oral
  • Roncos
  • Apnéia obstrutiva do sono
  • Tosse irritativa
  • Infecções de repetição (adenoidites, amigdalites, sinusites, otites)
  • Alterações craniofaciais devido a respiração pela boca (exemplo: protrusão dos dentes superiores e retração do queixo).

Tratamento

O tratamento da hipertrofia adenoideana depende do grau de obstrução da rinofaringe e da história clínica de cada paciente. Geralmente, a cirurgia é indicada em pacientes sintomáticos e com hipertrofias de adenóide que ocupam mais de 50% da rinofaringe ou cavum.

A cirurgia de remoção da adenóide é a adenoidectomia e consiste numa raspagem do tecido adenoideano. O procedimento é realizado através da boca do paciente sem cortes externos.

Todas as informações fornecidas neste website têm caráter meramente informativo, com o objetivo de complementar, e não substituir, as orientações do seu(sua) médico(a)especialista.

Dr. Eduardo Garcia – Otorrinolaringologista CRM-SP 127.022