De maneira geral o termo “sinusite”se refere à inflamação dos seios paranasais (seios da face) que ocorre devido a uma infecção viral, bacteriana ou fúngica.
Atualmente o nome mais correto é Rinossinusite (RNS), pois a inflamação da mucosa do nariz ocorre simultaneamente com a inflamação dos seios paranasais. Pode ser classificada em sinusite aguda ou crônica de acordo com o tempo de evolução da doença.
A sinusite aguda bacteriana ocorre na grande maioria das vezes sucedendo um processo gripal ou resfriado comum . Outros fatores predisponentes são: rinites, desvio de septo, aumento de adenóide, imunodeficiências, doenças mucociliares, abuso de descongestionantes nasais tópicos.
Sintomas
Entre os principais sintomas da rinossinusite aguda estão: obstrução nasal, secreção nasal anterior ou posterior (catarro caindo na garganta), redução ou ausência do cheiro (hiposmia), dor de cabeça, dor na face, tosse e febre . Em crianças os sintomas da sinusite diferem do adulto, sendo mais frequente a tosse produtiva (com catarro) e noturna. Um dado interessante é notar que os sintomas da sinusite aguda podem ser muito semelhantes aos sintomas da gripe e resfriado. Assim, o que os diferencia é o tempo de evolução dos sintomas, sendo mais duradouros e persistentes na rinossinusite.
Tratamento
Nas sinusites agudas o tratamento geralmente é clínico com antibióticos, antiinflamatórios, analgésicos e antitérmicos , corticóides nasais e solução salina nasal. Medicações mucolíticas que ajudam a eliminar o muco acumulado nos seios da face, antihistamínicos e descongestionantes nasais também podem ser utilizados. Nas sinusites crônicas (quadros de repetição ou com duração maior que 12 semanas), além do tratamento medicamentoso, está indicado o tratamento cirúrgico (cirurgia dos seios da face).
Todas as informações fornecidas neste website têm caráter meramente informativo, com o objetivo de complementar, e não substituir, as orientações do seu(sua) médico(a) especialista.
Dr. Eduardo Garcia – Otorrinolaringologista – CRM-SP 127.022