Nasofibrolaringoscopia
A nasofibrolaringoscopia é um exame de endoscopia realizado com um fibroscópio flexível que permite a visualização detalhada das estruturas das cavidades nasais , faringe e laringe. Outros possíveis nomes para este exame são : videonasolaringoscopia ou ainda fibronasolaringoscopia.
O exame consiste na introdução de um endoscópio flexível de 3,4 mm de diâmetro pelas narinas , após anestésico tópico (local) com o paciente acordado e sentado . Se necessário, o exame poderá ser feito também com o paciente deitado. O desconforto do exame é mínimo, podendo ser realizado tanto em crianças como adultos . É comum os pacientes fazerem um jejum prévio de duas horas, a fim de evitar náuseas durante a intervenção.
A visualização endoscópica das cavidades nasais, faringe e laringe permite a detecção precoce de inflamações , infecções e lesões nesses locais, além de avaliar alterações estruturais como por exemplo desvio de septo nasal obstrutivo.
A nasofibrolaringoscopia é um exame essencial na rotina do médico otorrinolaringologista, sendo realizado na maioria das vezes no ato da consulta como extensão do exame físico otorrinolaringológico.
Entre as principais afecções e sintomas em que o exame de nasofibrolaringoscopia pode auxiliar no diagnóstico estão:
- Ronco e Apnéia obstrutiva do sono .
- Desvio de septo nasal.
- Hipertrofia Adenoideana.
- Rinites e sinusites.
- Corpo estranho nasal.
- Sangramentos nasais (epistaxe).
- Disfonias (rouquidão).
- Faringites.
- Laringites.
- Lesões tumorais de nariz , faringe e laringe.
Sempre procure a avaliação do médico(a) otorrinolaringologista. O exame de nasofibrolaringoscopia deve ser realizado sob critério e indicação do seu médico(a).