O que é septo nasal?

O septo nasal é a parede , formado por cartilagem e osso, que divide as cavidades nasais ao meio. É comum que essa divisão não seja completamente simétrica. Nos casos em que a assimetria do septo nasal é maior, pode ocorrer a obstrução á passagem de ar pelas narinas, sendo definido como desvio de septo nasal.

Preciso operar o desvio de septo nasal ?

A maior parte da população que apresenta um desvio de septo nasal é assintomática. Nos casos mais severos, porém, o desvio pode provocar obstrução nasal, roncos , dificuldade na drenagem dos seios paranasais, favorecendo o surgimento de sinusite e sangramento nasal.

Em pacientes que apresentam sintomas, a cirurgia de septoplastia poderá ser realizada. Geralmente, ela é feita com anestesia geral, por meio de videoendoscopia, durando até 2 horas. O paciente recebe alta no dia seguinte e deve ficar alguns dias em repouso até recuperar-se por completo.

Em alguns casos, a septoplastia é combinada com outros procedimentos e ações que auxiliam na função nasal do paciente ou mesmo trazem uma melhora estética.

O desvio de septo pode voltar depois da cirurgia?

Existem dois cenários em que o desvio de septo pode voltar depois da cirurgia de septoplastia. O primeiro caso, é se a septoplastia for realizada precocemente em crianças e adolescentes, antes do crescimento facial completo. O segundo cenário é em casos de trauma nasal após a realização da cirurgia, como por exemplo, em situações onde ocorre fratura nasal. Nesses casos, o desvio de septo pode voltar e uma segunda cirurgia poderá ser realizada para corrigir a área afetada.

Vale ressaltar a importância de se consultar com um especialista otorrinolaringologista de sua confiança para esclarecer todas ás dúvidas sobre a cirurgia de desvio de septo.

Todas as informações fornecidas neste website têm caráter meramente informativo, com o objetivo de complementar, e não substituir, as orientações do seu(sua) médico(a)especialista.

Dra Bruna Coelho Ellery – Otorrinolaringologista – CRM SP 171.304

Dra Bruna Coelho Ellery

Sobre Dra Bruna Coelho Ellery

Médica Otorrinolaringologista CRM-SP 171.304 RQE 90.404

Deixe seu comentário

Leave a Reply