sinusite Sinusite se refere à inflamação dos seios paranasais (seios da face) que ocorre devido a uma infecção viral, bacteriana ou fúngica.

Atualmente o nome mais correto é Rinossinusite (RNS), pois a inflamação da mucosa do nariz ocorre simultaneamente com a inflamação dos seios paranasais.  Pode ser classificada em sinusite aguda ou crônica de acordo com o tempo de evolução da doença.

A sinusite aguda bacteriana ocorre na grande maioria das vezes sucedendo um processo gripal ou resfriado comum . Outros fatores predisponentes são:  rinites, desvio de septo,  aumento de adenóide, imunodeficiências, doenças mucociliares, abuso de descongestionantes nasais tópicos.

Sintomas

Obstrução nasal,  secreção nasal anterior ou posterior (catarro caindo na garganta),  redução ou ausência do cheiro (hiposmia), dor de cabeça, dor na face,  tosse e febre .  Em crianças os sintomas da sinusite diferem do adulto, sendo mais frequente  a tosse produtiva (com catarro) e noturna. Um dado interessante é notar que os sintomas da sinusite aguda são semelhantes aos sintomas da gripe e resfriado. Assim, o que os diferencia é o tempo de evolução dos sintomas, sendo mais duradouros e persistentes na sinusite.

Nas sinusites agudas o tratamento geralmente é clínico com antibióticos, antiinflamatórios, analgésicos e antitérmicos , corticóides nasais e solução salina nasal.  Medicações mucolíticas  que ajudam a eliminar o muco acumulado nos seios da face, antihistamínicos e descongestionantes nasais também podem ser utilizados. Nas sinusites crônicas (quadros de repetição ou com duração maior que 12 semanas), além do tratamento medicamentoso, está indicado o tratamento cirúrgico (cirurgia dos seios da face).